Separatismo na História do Brasil

| |

http://blog.vozdarua.com.br/up/v/vo/blog.vozdarua.com.br/img/.resized_foto.da.coluna.brasis2.GIF


Não é de hoje que a ideia de Separatismo surge no Brasil. Durante a história muitos grupos lutaram por tal ideal, principalmente no sul do Brasil.

Entre protestos antigos de Separatismo houve a Cabanagem, no Pará; a Balaiada, no Maranhão e a Sabinada, na Bahia. Todos estes que estudamos na escola (ou pelo menos deveriamos estudar).

Entre um dos maiores foi o projeto da criação da "Confederação do Equador", que incluiria os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, ou seja grande parte do Nordeste Brasileiro, mas que infelizmente não deu certo e estes continuam no Brasil.

O Sul do Brasil também já lutou por este ideal. Hoje, só no sul do país há três projetos curiosos sobre Separação:

A primeira é a "República do Pampa". Este é um movimento pacífico que tem ganhado muitos adeptos. Foi criado por Irton Marx, no começo da década de 1990 e visa a separação apenas do estado do Rio Grande do Sul do restante do Brasil. O movimento conta até com um site oficial, clique aqui para acessá-lo.

A Segunda é o RS LIVRE que também visa a independência política e administrativa para o Rio Grande do Sul.

O Terceiro e mais aceito por grande parte dos sulistas é o "O Sul É o Meu País". Este seria um movimento independentista da Região Sul do Brasil, onde o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tornar-se-iam um país único. Este movimento é proposto por uma instituição legalmente estabelecida. A capital seria em Curitiba e este movimento tem mais de 30 mil afiliados, além de 300 mil simpatizantes.

Depois, o Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, seriam os estados mais a favor ao Separatismo pro diversos fatores o qual será explicado nos próximos POSTs.






Muitos que nos visitam neste instante devem pensar que este (blog) é um movimento egoísta que pensa apenas no bem de cada um dos estados do centro-sul, porém, o separatismo seria um grande benefício para cada um dos estados do Brasil. O Centro-Sul busca a independência e a liberdade cultural, mas caso isso acontecesse, os estados do nordeste do Brasil teriam grande crescimento econômico e finalmente algo para se orgulhar politicamente.

Junta-se a essa movimento e junta-se a esse blog, lutando por um Brasil realmente de todos e não um Brasil de tolos.




Texto escrito e postado por Rafael Oliveira

4 comentários:

Anônimo disse...

infelizmente não deu certo

SIM NAQUELA EPOCA A ZONA DA SACAROSE DOMINAVA AS EXPORTAÇÕES E O NE ERA A REGIÃO MAIS RICA IA LARGAR NA FRENTE SEM O RJ SUGANDO PRA DAR PRO VALE DOS SINOS

Anônimo disse...

liberdade cultural

QUE CULTURA?QUADRADINHO DE 8?VCS CONTROLAM OS MERDIAS E ETNOCIDAM OUTROS BRASIS MESMO A NIVEL INTRA-CENTRO SUL

Anônimo disse...

É TÃO HOMOGENEO QUE ATÉ O JUDEU DE SP NÃO QUIS A CARIOCA MAIS POR CAUSA DA DANÇA KK FAIL

Anônimo disse...

OLHA O NIVEL QUE SP DECAIU GRUDADO A VIA DUTRA MC GUIME IMPENSAVEL SP DECAINDO A ESSA MUSICA DE MORRO ALOGENO

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário, não esquecendo de deixar seu nome e sobrenome.