Separatismo no mundo

| |

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/45/25julho05.jpg

O separatismo não é algo exclusivo do Brasil, há muitas cidades no mundo que também anseiam tal condição, sejam de países desenvolvidos ou de subdesenvolvidos.

Até nos Estados Unidos acontece essa realidade, em pequenos estados como Havaí e Alasca, ou até mesmo na própria Califórnia. Claro que são poucos na população destes estados que apoiam tal acontecimento, mas cada vez há mais adeptos a este pensamento. Muitos críticos e sociólogos acreditam que no futuro os Estados Unidos sofrerá uma desfragmentação. Até mesmo o Texas, estado com maior número de petróleo nos Estados Unidos, acredita que o subdesenvolvimento deste estado está relacionado ao fato das poucas oportunidades que o país o oferece, lembrando que apesar do Texas ser um dos estados com maior extensão territorial, é um dos estados que a opinião do povo menos importa para o Governo Federal, principalmente durante as eleições.

Há também o famoso "País Basco" que também é uma região no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França, o qual depois de grande luta conseguiu uma autonomia pela Constituição da Espanha no ano de 1978. Mas esta região anseia pela independência e total autônomia, este criando assim grupos armados que guerreiam para este tal fim. Bem, eu acho que este grupo é conhecido entre todos, o nome deste é: ETA.

O desejo de separatismo também é um fato em outras regiões da Europa como a Catalunha (Espanha), Galiza (Espanha), Córserga (França) e Bretanha (França), todos estes acreditam que a independência é o melhor para estes locais.

Mas não é apenas no eixo EUA-Europa que isso acontece. Na Ásia há regiões da China (Como o Tibet) e Índia (Caxemira). Além da própria África.

Bem, eu não vou citar todos porque a lista é grande. Mas também há muitos países que hoje ficaram fortes e poderosos graças ao Separatismo: A Croácia (da antiga Iugoslávia), Os Estados Unidos (Da Inglaterra), a Finlândia (Da URSS), entre muitos outros que conhecemos na história.





Se você acha que o Brasil também não pode conseguir tal independência do País da Corrupção, você está enganado, o Brasil tem esse poder e se você acredita nesse poder, junta-se a nós.



Foto de um protesto de Separatismo na Galiza, território espanhol
Texto escrito e postado por Rafael Oliveira

2 comentários:

Abu Bakr disse...

Sempre defendi o separatismo desde que enxerguei que o Brasil atual era um país forte e sem problemas no regime IMPERIAL que conseguia manter o país unido e forte. Já num regime republicano é complicado manter forte e sem problemas centralizado, melhor é separar mesmo.

Anônimo disse...

o Brazil da era imperial e pós guerra do Paraguai era uma das mais poderosas e respeitadas do planeta, os problemas do nosso pais começaram com o alforriamento dos escravos, só não enxerga quem não quer

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário, não esquecendo de deixar seu nome e sobrenome.