Separação do Rio Grande do Sul

| |

http://iguide.travel/photos/Porto_Alegre-1.jpg


No POST de hoje, eu vou mostrar alguns motivos o porquê o Rio Grande do Sul merece a separação do restante do Brasil.

Apesar que depois da leitura do POST do Uruguai, não sobra dúvidas o quanto o Sul brasileiro ganharia com o Separatismo Gaúcho.

Mas vamos dar aqui mais alguns motivos:


Primeiro, o Brasil tem perdido consideravelmente sua cultura devido ao tamanho de sua extensão geográfica. E o Rio Grande do Sul está entre os que tem tido sua cultura mais desvalorizada ou até misturada com mentiras de outros estados.

O Folclore Gaúcho tem desaparecido da nossa cultura, enquanto folclore nortistas tem se mixado com folcores nordestinos, formando uma mistura que ao invés de ajudar o crescimento de diversas culturas brasileiras, ao contrário, tem colocado em extinção principalmente pelo fato de sabermos que o mundo inteiro tem seguido uma tendência cultural norte-americana e o fato de diversas culturas brasileiras estarem em extinção para exaltação de outras. Daqui algumas décadas toda a cultura gaúcha será deixada de lado para a sobrevivência do "oficial" folclore brasileiro

Outro fator é o lazer cultural que está no sangue gaúcho e que se diferencia demais do restante do Brasil. "A arte, a poesia, o churrasco, o chimarrão, a bombacha, o comportamento social, a lida campeira... personalizam seu hábito e tradição que, de geração em geração, perpetuam suas raízes."

O gaúcho é um povo que se sente bem com sua própria cultura e tais influências. O gaúcho gosta de sentir-se gaúcho e gosta dos seus hábitos diários. E o Brasil tem amassado essa identidade que este povo tanto ama. Assim como diz a bela frase:

"E o Rio Grande para nós é como Sol, longe dele não há vida... é só saudade..."



Outro ponto é a Política Brasileira. O Sul do Brasil tem um funcionamento político totalmente diferente do restante do Brasil, devido a cultura gaúcha ser bem independente de qualquer outra existente no mundo. E por isso, por exemplo a Constituição Brasileira não funciona no Brasil. Projetos, leis, mídia e cultura nestes estados são diferentes. Um sistema de Parlamento funcionaria bem melhor no sul do que o atual adotado pelo país.


A economia é outro ponto:
Graças a integração do Brasil, o Sul do país tem deixado de ganhar milhões em seu PIB. "Ao longo de todos estes anos, o Rio Grande do Sul, outrora celeiro da produção de grãos, carnes, indústrias calçadistas, entre outras culturas, hoje perdeu poder de barganha. A proporcionalidade do voto, criminosamente desigual na representatividade do sufrágio universal, tem sido um dos álibis para desviar fortunas, de regiões extremamente produtivas, em favor de regiões servidas pelo cartelismo clientelista do Palácio do Planalto, aliciadas pela curriola de políticos investidos dos piores vícios contra seu próprio povo e sua gente."

Ao invés destes produtos terem o reconhecimento necessário, o fato da economia pecuária estar centrada politicamente em São Paulo e estados do Nordeste do Brasil, e pelo fato do Sul não contar com uma Bolsa de Valores própria, os três estados sulistas tem perdido grande influência na economia nacional.


Os estados do sul do Brasil, assim como o Rio de Janeiro, investem muito mais com impostos e economia nacional, enquanto não tem recebido nenhum investimento em troca vindo do governo federal. O Sul do Brasil tem 8% do PIB Nacional e tem 6% da população brasileira, porém foi contemplado com a rúbrica dos investimentos com apenas 3%.




Com isso podemos concluir que em nada o Sul do Brasil ganha com o Conservadorismo, ao contrário, o Separatismo traria lucros financeiros e culturais a estes estados.

"O Conservadorismo é o câncer brasileiro!!"


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira
Foto de Montevideu, capital do Uruguai

7 comentários:

Filipe Meltzer disse...

Concordo em tudo, conseguiste colocar muito bem o que eu também penso...

Mas tenho que discordar de um assunto!
A cultura gaúcha é uma das mais bem preservadas do Brasil. Seus CTGs (centro de tradições gaúchas) estão presentes no Estado, no País e no Mundo todo, sendo a maior organização cultural independente do mundo. E isso não é exagero. Mas deixando de lado esse aspecto, concordo com a separação!

dodo_97 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Que isso meu Camarada, sou um grande adimirador das Tradições Gaúchas, se houvesse uma Separação o BRASIL perderia muito assim como RS perderia mas ainda. Condordo com os questionamentos dos Gaúchos, SC e PR assim como de outros Estados. Sabemos que o Brasil tem problemas mas podemos encontrar um caminho juntos. O Brasil sempre valoriza os Gaúchos com sua Grande Produção Agrícola, no desenvolvimento do MS, TO, Norte do ES. Assim como hoje os Gaúchos marcam grande presença no Nordeste levando sua tradições, educação e cidadania ensinando muito para o Brasil. Os Gaúchos sempre são famosos por ser um povo destemido, debravador que supera desafios assim como foi feito no RS no passado, também é conhecido pela força do imigrantes que geraram grande equiíbrio de educação no brasil e conhecido pelos Gaúchos da Fronteira. Os Gaúchos da Região Sul do RS é considerado um dos povos mais Patriótas do Brasil segunda as pesquisas dentre outras coisas que faz o Brasil todas as regiões do Brasil terem grande adimiração pelo RS. Sabemos que temos erros mas peço que os gaúchos não se sintam assim, pois temos muito o que aprender com vocês e diante disso eu peço a vc´s Gaúchos que nos ensinem a fazer um Brasil mais justo, igual e com deselvolvimento pois sei que os Gáúchos podem contribuir muito com o Brasil.
Muito Obriagado.

Daniel
Outra coisa, já existe CTG´s em vários estados brasileiro no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste onde vem apresentando muita admiração desse imenso Brasil.

Anônimo disse...

Vai estudar, filho. Além de falar um monte de asneiras, demonstra uma paixão desprovida de fundamento. A Constituição não se aplica ao RS? Nem uma criança de 12 anos é capaz de soltar uma pérola dessas... E mais: em que a política do sul é diferente da do resto do país? Não sei se você sabe, mas seu estado está representado no Congresso Nacional e colabora para o péssimo funcionamento do país inteiro. Seus políticos não são menos corruptos e nem gastam melhor as verbas públicas. E vá estudar sociologia, antropologia e quem sabe você aprenda algo útil.

Anônimo disse...

Sou capixaba e apoia bastante esse movimento separatista do RS E do sul, e acha que o pais inteiro deveria se separar, o Brasil é um pais que deu certo até a epoca pos guerra do paraguay, de la pra ca tudo desandou, o pais ta um lixo,tem que separar mesmo do jeito que ta ta impossivel o país se desenvolver são 7 estados sustentndo 20

Anônimo disse...

Concordo com você! Devemos separar o Rio Grande do Sul do Brasil. Depois, separamos a cidade na qual você mora do Rio Grande do Sul. Em seguida, separamos a rua em que você mora da cidade. Por fim, separamos a sua casa desta rua e você FINALMENTE vai ficar superfeliz e poder comemorar gritando "L'etat c'est moi!!"...

Alex Moretz disse...

Separação do SUL e não apenas do RS se alguns gauchos ignorantes continurem com esse papo imbecil vcs vão acabar na merda. Parem de quererem ser maiores sozinhos. RS separando sozinho munca vai acontecer.

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário, não esquecendo de deixar seu nome e sobrenome.